Estudo revela expressiva adesão de egressos da Ulbra no mercado

Os egressos do curso de Administração EAD da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) no Rio Grande do Sul possuem grande inserção no mercado de trabalho. Esta é a conclusão de uma análise realizada com um público de 1.195 alunos formados pela Universidade em todo o estado, graduados entre 2013 e 2015. A pesquisa de Mayara Marchetto dos Santos, formanda em Administração na Ulbra em 2016/2, apontou também que não existe discriminação entre as modalidades presencial e EAD pelo mercado.

d16b15c57fb58f5ccb4d5a4b52bc303a

Trabalho aponta que não há discriminação entre o curso presencial e EAD – Foto: Rodrigo Guerin/Ulbra

Mayara é colaboradora da Ulbra, onde trabalha na central administrativa dos polos de Educação a Distância. Aluna da modalidade presencial, tinha curiosidade de saber se existia preconceito do mercado em relação aos cursos EAD. O seu Trabalho de Conclusão de Curso identificou o perfil e destino ocupacional dos egressos do curso de Administração EAD da Universidade, analisou o tempo médio que o egresso levou para se colocar no mercado de trabalho e a forma de admissão. O grau de satisfação do egresso com o curso também foi um item avaliado. “O trabalho trouxe uma visão sobre a inserção dos graduados em EAD, transformando-se em documento científico atualizado sobre o comportamento dos alunos frente ao mercado no estado. Também mostra que os profissionais formados na Instituição foram selecionados pelo mercado por estarem preparados. A formação EAD é muito dinâmica, exige a participação efetiva do aluno. O próprio acadêmico impõe a sua atenção e participação”, explica Paula Maines, diretora geral da Ulbra EAD. O TCC de Mayara obteve a nota máxima (10,0).

O público-alvo da pesquisa são 1.195 egressos do curso de Administração EAD da Ulbra em 25 polos no Rio Grande do Sul, formados entre 2013 e 2015. A amostragem é de 291 egressos. Entre os resultados, foi apurado que 56% dos entrevistados estão inseridos no mercado de trabalho e atuam na área de formação. Do total de egressos, 50% já atuavam ocupavam cargos na área de Administração antes da colação de grau. A pesquisa também mostra que 39% dos profissionais avaliados foram selecionados pelo mercado por processo seletivo e 19% por concurso público. Em relação à graduação EAD da Ulbra, 50% dos entrevistados dizem se considerar um profissional preparado e 26% avaliam que sejam profissionais bem preparados.

De acordo com o Ranking das 20 universidades brasileiras com mais alunos matriculados no Brasil da Revista Exame, a Ulbra está entre as 20 universidades que concentram mais alunos matriculados em cursos EAD e presencial no país. No Rio Grande do Sul, 3.343 administradores se graduaram na Ulbra na modalidade a distância.

Fonte: ACS Ulbra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s