Professor da Ulbra é convidado para lecionar na Argentina

O docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Ulbra, Everton Rodrigo dos Santos, será professor visitante da Universidad Nacional de Rosario (UNR), por um período de 30 dias. A Instituição de ensino superior é localizada na Província de Santa Fé, região central do país vizinho. O educador, que na última década tem participado de diversos congressos e seminários, em países como Costa Rica, Chile e Estados Unidos, ministrará a disciplina La Democracia y el Capital social en América Latina, cadeira que integra o currículo do Programa de Doutorado em Ciências Políticas da UNR e aborda a crise de representatividade dos governos liberais do século XXI.

83a8de9b14d0377f7a5fbb7b550c1968

Professor ministrará disciplina sobre a crise da democracia liberal na América Latina – Foto: Luiz Munhoz/Ulbra

Conforme Santos, o apelo para lecionar surge em um período propício para a discussão dos temas que serão tratados em sala de aula. “Vivemos um momento em que assistimos a uma forte guinada conservadora, tanto com a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, quanto na Europa, com a saída dos ingleses da União Europeia. O impeachment em 2016 e o caso venezuelano, por exemplo, sinalizam que na América Latina os valores democráticos de liberdade, igualdade e respeito às diferenças também estão sob ataque”, garante.

Para o professor, a viagem oportunizará não só a troca de ideias, como a realização de pesquisas conjuntas com a comunidade acadêmica de Santa Fé, um território culturalmente diferente, mas ao mesmo tempo, muito semelhante ao Brasil.  “A Argentina faz parte desta grande região que é a América Latina e, por esta razão, possui problemas parecidos com os nossos, como corrupção, violência e um passado autoritário de violação dos direitos humanos”, afirma o docente.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais do campus Canoas, Andréia Athaides, convites como o da UNR contribuem para o processo de internacionalização da Ulbra. “É a valorização do trabalho acadêmico que produzimos em nossas Unidades. Quando uma oportunidade dessas surge, o profissional não leva apenas a sua bagagem de conhecimentos, mas também o nome e o respaldo de sua Instituição de Ensino de origem”, destaca Andréia, complementando que o intercâmbio de informações será positivo tanto para Everton, quanto para a Universidade Luterana do Brasil.

Fonte: ACS Ulbra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s