Comunicador é assassinado durante transmissão na República Dominicana

O jornalista Luís Manuel Medina, apresentador do programa “Milenio Caliente”, foi morto na manhã desta terça-feira (14) durante uma transmissão ao vivo. O diretor e produtor, Leo Martínez, também foi assassinado no escritório da rádio FM 103,5. A emissora está localizada em San Pedro de Macorís, uma pequena cidade a cerca de 60 quilômetros da capital da República Dominicana, Santo Domingo. Dayaba Garcia, secretária da emissora, também foi baleada durante o ataque, e levada para um hospital, onde precisou passar por uma cirurgia.

jornalstaluismanuelmedina

Medina foi alvejado enquanto apresentava o seu programa – Foto: Reprodução Facebook

O “Milenio Caliente” é um popular programa de rádio local, reconhecido pela análise política e campanhas sociais. Em semanas recentes, Medina condenou repetidamente a poluição no Lago Mallen, um santuário protegido na cidade. De acordo com a polícia, três homens foram presos, mas nenhum deles foi acusado até o momento.

O programa estava sendo transmitido tanto pela rádio como pelo Facebook. Durante a transmissão, é possível ouvir o som dos tiros, e os gritos de uma mulher, até que o sinal é cortado abruptamente. A estação de rádio fica dentro de um shopping.

Apesar dos assassinatos serem raros, ameaças e intimidações contra jornalistas que cobrem o crime organizado e a corrupção são comuns na República Dominicana. Em 2013, repórteres que criticaram uma controversa decisão que retirou a cidadania de dominicanos descendentes de haitianos receberam ameaças de morte e sofreram campanhas em redes sociais.

No Índice Global de Liberdade de Expressão da ONG Repórteres Sem Fronteiras, o país ocupa a 62ª posição. No ano passado, o Congresso tentou aprovar uma lei que puniria jornalistas com prisão em casos de difamação, mas a proposta foi rejeitada.

Fonte: site ABI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s