Facebook lança projeto para combater notícias falsas em sua rede social

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (11) o projeto “Facebook Journalism Project”. Essa ação voltada ao jornalismo era especulada desde que a rede social sofreu críticas pela suposta influência de notícias falsas na eleição dos Estados Unidos. Com isso, a empresa de Mark Zuckerberg visa estreitar os laços com os veículos de mídia.

 

Inside The F8 Facebook Developers Conference

Facebook tomou essa medida após receber duras críticas da mídia – Foto: Facebook/Reprodução

A companhia anunciou uma série de medidas que reforçam sua relação com a imprensa, e confirmou que trabalhará em conjunto com outras organizações para ajudar as pessoas a entenderem em quais fontes confiar. Uma dessas organizações será a Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication, na Universidade do Arizona.

As notícias falsas não são uma exclusividade dos EUA. Elas também geram problemas em países como o Brasil. Durante a semana do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff (PT) na Câmara, três das cinco notícias mais compartilhadas eram falsas.

O Facebook ainda informou que atuará com outras empresas na checagem de notícias que se espalham pela rede social. Recentemente, o site já havia feito mudanças para reduzir a viralização de conteúdos falsos, diminuindo incentivos financeiros para quem faz relatos falsos no Facebook.

Fonte: UOL Tecnologia

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s