Estudantes da UnB criam pulseira para diabetes que envia alertas para o celular

Acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram uma pulseira que permite ajudar pessoas que sofrem com a diabetes. Através do cruzamento de dados como umidade e temperatura da pele do paciente, a pulseira detecta níveis de açúcar no sangue. Em caso de alguma anormalidade nas taxas, um alerta é enviado para usuários cadastrados, como os pais ou acompanhante. A ideia do projeto é ajudar crianças, idosos e pessoas que nem sempre conseguem pedir auxílio.

pulseira1

Pulseira detecta tempo real os níveis de açúcar no sangue – Foto: TV Globo/Reprodução

O sistema foi criado no Laboratório de Tecnologia e Inovação da universidade, e demorou cinco anos para ficar pronto. No início do projeto, eram usados processadores grandes e pesados. Com a evolução do trabalho, as informações necessárias foram inseridas em um conjunto de chips, fazendo com que a pulseira ficasse confortável no braço do paciente.

Em fase final de teste, o projeto recebeu apoio de uma grande indústria de tecnologia. Ele já recebeu 300 pedidos de encomendas na internet. A ideia inicial partiu de uma aluna de engenharia elétrica da UnB no Gama. Ela se formou, mas a universidade patenteou a tecnologia e continuou levando a proposta à frente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o quarto país do mundo com maior prevalência da doença. A estimativa é que haja cerca de 14 milhões de diabéticos no país. A do tipo 1 corresponde a mais ou menos 10% dos casos e atinge principalmente crianças e adolescentes. Já os outros 90% dos casos são de diabetes tipo 2, atingindo normalmente pessoas com mais de 40 anos e está relacionada à obesidade e sedentarismo.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s