Número de jornalistas presos aumenta em 2016

A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou na última terça-feira (13) seu balanço anual. O número de jornalistas presos no mundo cresceu 6% em relação a 2015. O relatório aponta que há 348 jornalistas detidos em todo o mundo, com destaque para a Turquia, onde mais de 100 profissionais da imprensa estão detidos.

A quantidade de mulheres jornalistas detidas também aumentou na Turquia, sendo 21 em 2016 contra 5 no ano anterior, mostrando o crescimento do papel das mulheres na profissão, mas também apontando o cenário atual que o país atravessa após a crise política.

Já o Comitê de Proteção dos Jornalistas (CPJ), seu balanço anual também publicado na última terça, afimou que 81 repórteres estão detidos na Turquia, sendo “a maior quantidade já registrada em qualquer país”. O CPJ aponta também que quatro jornalistas estão detidos na América Latina. O Panamá mantém um jornalista estrangeiro detido e a Venezuela um repórter com dupla cidadania. Já Cuba passou a integrar a lista apenas em 2016.

rsf

Número de jornalistas presos teve aumento significativo em 2016 – Foto: RSF/Divulgação

A lista da RSF aponta que mais de dois terços dos jornalistas presos no mundo se concentram na Turquia, China, Irã e Egito. Ao mesmo tempo, a instituição informa que a quantidade de profissionais tomados como reféns caiu em 2016, na comparação com o ano passado, sendo 52 contra 61.

Em 2016, todos os reféns concentram-se principalmente no Iêmen, Síria e Iraque. Nos dois últimos países citados, o grupo Estado Islâmico mantém 21 jornalistas em cativeiros, principalmente jornalistas locais. O único caso de desaparecimento apontado pela RSF é do profissional Jean Bigirimana, jornalista burundinês. Em 2015, o número chegou a oito profissionais. A ONG considera desaparecido um repórter quando não há informações suficientes para determinar se foi vítima de homicídio ou sequestro.

Fonte: ABI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s