ocumentário sobre artista Xico Stockinger terá sessão comentada

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), em parceria com a Lança Filmes e o Instituto Ling, promoverá uma sessão comentada do documentário ‘Xico Stockinger’ (2012). A atividade integra a programação da terceira edição da Sessão Accirs de Cinema, que acontece no próximo dia 6, às 19h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). O encontro será mediado pela jornalista e vice-presidente da instituição gaúcha, Mônica Kanitz, e pela professora e crítica de cinema Fatimarlei Lunardelli. Também participarão do encontro o doutor em História da Arte José Francisco Alves e a escultura Eloísa Tregnag.

Imagem: Divulgação

Com direção e roteiro de Frederico Mendina, ‘Xico Stockinger’ foi exibido na Mostra Especial Cinema Gaúcho na 40° edição do Festival de Gramado. Esta foi a primeira produção da Pironauta Filmes e a estreia de Mendina na direção. O documentário relata a carreira do artista e escultor austríaco naturalizado brasileiro Francisco Stockinger.

O longa traz a fala do escultor, a sua trajetória e depoimentos e apresenta, ainda, como era a sua vida como um dos gestores culturais no Sul do País. Falecido em 2009, ele deixou mais de 10 obras espalhadas em Porto Alegre como, por exemplo, o conjunto das esculturas de bronze de Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, localizada na Praça da Alfândega, que compõem o Monumento à Literatura. Além do artista Xico Stockinger, o filme apresenta entrevistas de José Francisco Alves e Paulo Herkenhoff.

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo site www.institutoling.org.br. No local, podem ser retirados somente no dia 6 de dezembro, a partir das 17h. Mais informações pelo site www.accirs.com.br.

Fonte: Coletiva.Net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s