Alunos têm encontro com profissionais do mercado de Comunicação

Três egressas do Curso de Comunicação Social da Ulbra retornaram à Universidade, na terça-feira, 29 de novembro, para conversar com os alunos da disciplina de Assessoria e Consultoria em Comunicação sobre suas experiências no mercado de trabalho. As convidadas foram a publicitária Anapaula Gotardi, a relações-públicas Bruna Teixeira e a jornalista Cristiane Franco.

Egressas dos cursos de Comunicação Social da Ulbra, Anapaula, Bruna e Cristiane. Imagem: Larissa Ferreira

Egressas dos cursos de Comunicação Social da Ulbra, Anapaula, Bruna e Cristiane. Imagem: Larissa Ferreira

O evento foi organizado pela professora Maria Inês Möllmann e tem por objetivo aproximar os alunos da realidade do mercado de assessoria e consultoria em Comunicação

A publicitária Anapaula é dona da Getedê Brand Design Studio. Ela nasceu na cidade de Encantado e começou a anunciar os seus trabalhos para os seus amigos e vizinhos. A maioria dos projetos que ela realiza são por indicação. Ela possui contato com assessoria de imprensa desde a graduação e também se interessou pela área de criação. Questionada se já teve de mudar uma ideia do cliente, a publicitária respondeu que antes da reunião para apresentação do produto, ela cria várias opções e, só depois, mostra para o cliente. Deste modo, ela constrói a marca da maneira como imagina que o cliente necessita.

A relações públicas, Bruna Teixeira, se interessou por assessoria desde o início da graduação. Ela foi estagiária na Agência Experimental de Comunicação da Ulbra e cooperava com a diretora do curso de Relações Internacionais, professora Andreia Athaydes na organização de viagens ao exterior. Surgiu a oportunidade da aluna participar de uma viagem para o Chile e lá ela fez vários contatos, um desses se tornou sócio na sua primeira empresa, criada no final do curso na faculdade. Segundo Bruna, “a única maneira de ser feliz é sendo empreendedora”.

Pelo aumento da demanda, tanto Anapaula, quanto Bruna Teixeira afirmaram que estão desenvolvendo diversas funções diferentes nas suas empresas como, por exemplo, atendimento, criação e marketing. Além disso, afirmaram ter ideia de contratar estagiários nos próximos anos.

Já, a jornalista Cristiane Franco trabalhou durante 15 anos sem formação jornalística até decidir frequentar o curso. Hoje, ela trabalha como assessora de imprensa de um político. Segundo Cristiane, o que a influencia na hora de escrever um texto de assessoria é pensar que tipo de informação ela gostaria de receber como jornalista. Ao contrário de Anapaula e Bruna, Cristiane afirma não ter espírito empreendedor, uma vez que ela prefere produzir e ter tarefas a serem cumpridas. De acordo com a jornalista, o principal desafio de um assessor parlamentar é ter um pensamento estratégico, não agir pensando somente no dia de hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s