Ulbra lança programa sobre Jornalismo Científico

O professor da Ulbra dos cursos de Graduação e Pós-graduação, Claudio Schubert está elaborando um programa para ser transmitido pela Ulbra TV, que trata sobre pesquisas científicas produzidas na Universidade. Formado em Jornalismo, Schubert pensou no programa pois, segundo ele, há muito trabalho realizado pelos docentes e pouco espaço para a divulgação desse material.

Professor Schubert explica dinâmica do programa "Papo Cabeça". Imagem: Larissa Ferreira

Professor Schubert explica dinâmica do programa “Papo Cabeça”. Imagem: Larissa Ferreira

O objetivo principal é tornar as pesquisas científicas acessíveis ao público, com linguagem simples, mas sem perder as características da ciência.

O novo programa “Papo Cabeça” inicia no dia 3 de dezembro, primeiro sábado do mês, às 12h, na Ulbra TV, com duração de 30 minutos. No primeiro programa os convidados debatem sobre o cuidado na utilização das plantas medicinais. Na abertura do programa, é feita uma breve apresentação do assunto, depois uma reportagem externa, onde os responsáveis vão até o local de trabalho dos convidados para gravar a matéria. Em seguida, tem o quadro “Ciência em Foco”, é quando um professor convidado apresenta uma pesquisa sobre o assunto abordado. O quadro “Dica de Saúde” fecha o programa e, como o nome sugere, dá dicas aos telespectadores sobre o assunto debatido no programa.

Posteriormente, os programas serão postados em um canal no youtube e na rede social facebook. Todos os episódios contam com tradução de Libras, realizada pelo PPA (Programa Permanente de Acessibilidade). Será postado, ainda, uma versão dos programas com legenda em inglês, para que tenha alcance internacional. Sete programas já foram gravados e vão ao ar até o final deste ano e serão reprisados até o mês de março de 2017. Os novos episódios serão gravadosainda este ano.

Segundo Schubert, os sete primeiros episódios utilizam uma linguagem mais formal, mas os próximos, exibidos a partir de março, terão uma linguagem mais acessível, que é utilizada no youtube e que se populariza a cada dia, mas o professor destaca a importância de manter a seriedade e o foco na pesquisa científica.

O novo programa “Papo Cabeça” foi planejado com o aval da Reitoria e a produção será do Núcleo de Produção Audiovisual (NPA), responsável por produzir, gravar e editar os programas do curso de Jornalismo da Ulbra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s