Palestra sobre Cultura Pop abre Semana de Integração

O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, Thiago Soares, abriu a Semana de Integração do curso de Jornalismo, na segunda-feira, 7 de novembro, no auditório 119, do prédio 6. O tema da palestra foi “A Cultura Pop nos Tempos de Cólera”.

Professor Thiago Soares em palestra, na Ulbra, em Canoas. Imagem: Larissa Ferreira

Professor Thiago Soares em palestra, na Ulbra, em Canoas. Imagem: Larissa Ferreira

Thiago iniciou dizendo que começou a estudar esse assunto porque pretendia se “divertir” com a pesquisa e não fazê-la somente por obrigação. Um dos conselhos que ele dá aos seus alunos, é “escolher sempre um tema do qual se goste muito e que demonstre a sua identidade”.

Thiago afirmou que Cultura Pop é um tema importante, que não deve ser banalizado, uma vez que agimos, falamos e nos expressamos através de músicas, filmes, novelas, livros, enfim, produtos culturais. De acordo com suas pesquisas, os fãs de determinados artistas, “compram” as suas pautas políticas e passam a defendê-las.

Como exemplo, ele citou a cantora Beyonce, que aborda nas suas músicas questões sobre negritude e a força feminina e, consequentemente, seus fãs defendem essas causas. Johnny Hooker é um cantor que defende as causas de sexualidade e gênero.

Uma das pesquisas do professor aborda diretamente a relação dos artistas, fãs e as pautas políticas. Thiago foi até Cuba para tentar compreender os efeitos das músicas da Lady Gaga no país. Segundo ele, existe um fã clube da artista, com cerca de 100 pessoas, que se reúnem para falar sobre as causas LGBT, tema das músicas da artista.

Por fim, ele fez uma crítica à hegemonia da indústria e citou casos de personagens negros que foram interpretados por pessoas brancas nas grandes produções. Ele afirmou, ainda, que, como jornalistas, devemos sair do lugar-comum e se preocupar e criticar aquilo que a mídia veicula.

Além da palestra, a abertura contou com a divulgação dos projetos e eventos comemorativos dos 25 anos do curso de Comunicação Social da Ulbra, a ser celebrados no próximo ano. Um dos projetos inclui o lançamento de um livro com artigos escritos por professores, alunos, egressos e ex-professores do curso. Os interessados em participar devem entrar em contato com a coordenação e inscrever a sua pesquisa.

Outro projeto, para o próximo ano, é intensificar a participação no Intercom Sul, que será realizado na cidade de Caxias do Sul. Por ser no Estado, a coordenação espera uma participação expressiva dos alunos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s