Alunos de Jornalismo da Ulbra vencem SET Universitário

Os alunos do curso de Jornalismo da Ulbra, Bruna Santos, Carolina Ferrari, Felipe Figueiró e Rodrigo Viegas, venceram o SET Universitário da PUC na categoria de Melhor Documentário em Audiovisual pelo vídeo Nico Fagundes – Campeando um Rastro de Glória. A entrega do prêmio aconteceu na quarta-feira, 28 de setembro, na sede da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O documentário foi produzido para a disciplina de Produtos Audiovisuais sob a supervisão da professora Gabriela Almeida, no primeiro semestre deste ano. O curta-metragem conta a história do músico, compositor, poeta nativista e apresentador de TV Nico Fagundes, que faleceu no ano passado, aos 80 anos de idade.

Bruna Santos, autora da ideia e diretora do projeto, contou de onde surgiu o interesse em falar sobre o Nico Fagundes: “tive a ideia quando percebi a importância do Nico para a história e cultura do Estado e que ainda não havia esse tipo de produção sobre ele. Muitos conhecem apenas o Nico Fagundes apresentador de TV e nem imaginam o tamanho da história que envolve esse nome”, explicou ela.

Bruna detalhou, ainda, alguns dos principais desafios enfrentados pelo grupo na produção do trabalho: “primeiro foi encarar a responsabilidade de assumir um compromisso com a família do Nico. Precisamos da autorização da viúva para poder realizar o documentário e sabíamos que sendo assim não poderíamos, de forma alguma, fazer um trabalho mal feito ou desistir por qualquer tipo de dificuldade. Depois vieram as gravações e o curto espaço de tempo para finalizar o documentário em um semestre. Mas, encaixando os horários e entrevistados, conseguimos colocar todos que achamos importante para contar a história. Quanto ao roteiro e edição, foram algumas tardes e madrugadas envolvidas”, concluiu.

O reconhecimento, porém, fez com que todo o esforço valesse à pena, como explicou Felipe Figueiró, responsável pelas imagens do documentário: “ganhar o prêmio de melhor documentário audiovisual, com mais de 1.400 trabalhos inscritos, foi realmente maravilhoso. Ter todo o trabalho, esforço e dedicação reconhecidos são de extrema importância para que sigamos fazendo o que amamos”.

Carolina Ferrari, que produziu as entrevistas para o trabalho, também enfatizou a importância de ter o trabalho reconhecido: “nós não pensamos no esforço que tivemos, mas sim no quão gratificante é finalizar um trabalho que trará a nós e ao curso de Jornalismo da Ulbra reconhecimento e motivação para outros projetos”.

Rodrigo Viegas, responsável pela edição do curta, afirmou que o sentimento após o recebimento do prêmio é o de dever cumprido. Ele enfatizou, ainda, a importância de se produzir esse tipo de trabalho na Universidade: “a cadeira de Produtos Audiovisuais é uma grande oportunidade pra qualquer aluno do curso de Jornalismo, uma produção que só tem a contribuir para o acadêmico. Mais que isso, deve haver incentivo também para que os alunos inscrevam os trabalhos produzidos em mostras como o Set Universitário e outros, inclusive fora do Estado”.

O SET Universitário está na 29ª edição e é promovido, todos os anos, pela PUCRS com o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos laboratoriais produzidos por estudantes de Jornalismo do Rio Grande do Sul em diversas categorias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s