Seminário de Pesquisa debate Comunicação e Política

O V Seminário de Pesquisa em Comunicação aconteceu na última quinta-feira, no auditório 219, do prédio 1, às 19h, na Ulbra Canoas. Com o auditório lotado, discutiu-se sobre Comunicação e Política. Os convidados para o evento foram o egresso do curso de Jornalismo, Ângelo Neckel e a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, Maria Helena Weber. O objeto do encontro semestral é aumentar o interesse dos alunos da Graduação pela pesquisa científica, durante o curso.

Ângelo Neckel e Maria Helena Weber foram os convidados do V Seminário de Pesquisa em Comunicação Imagem: Amanda Iegli

Ângelo Neckel pesquisou, para o seu trabalho de conclusão de curso, as opiniões expressas pelos leitores da Editoria Folha Poder, nos comentários do Facebook. Segundo as informações coletadas, “muitas vezes as pessoas ignoram o conteúdo das notícias e interagem umas com as outras sobre outros assuntos”, explicou Ângelo.

 

A pesquisa notou, ainda, que em muitos casos há provocações, grande presença de ironia, além de comentários preconceituosos contra os outros usuários. Concluiu-se que as visões de mundo e as opiniões do leitor se sobrepõem ao conteúdo jornalístico, ou seja, muitas vezes as pessoas comentam para gerar discussão e não para acrescentar informações ao conteúdo da matéria em si.

 

Maria Helena Weber, professora de Pós-graduação da UFRGS, contou que já participou de várias pesquisas ao longo de sua trajetória, todas voltadas para a relação da comunicação com a política. Para sua dissertação, Weber estudou o período da Ditadura Militar no país e a relação entre repressão e sedução. Na sua tese de Doutorado, ela pesquisou sobre a morte de Ayrton Senna, o Plano Real, e a maneira como esses fatos mobilizaram a sociedade e criaram relações de poder.

 

Durante a conversa, a jornalista exaltou, também, o papel das manifestações e da mobilização por parte da sociedade, “isso é fazer parte do debate”, afirmou. Weber contou que recebe, como apoio, uma bolsa mensal, para fazer pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão público que tem por objetivo incentivar a pesquisa no Brasil.

 

Ao final da palestra dos convidados, foi aberto um momento para o público presente fazer perguntas, a ambos. Participaram do encontro os cursos de Comunicação, Direito e Ciência Política.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s