Projeto fotográfico percorre cemitérios pelo mundo para desmistificar a morte

Jandira Marques faz manutenção de túmulos há dez anos. De segunda a sexta-feira,  ela garante que as lápides estarão sempre limpas aos fins de semana, momento em que o número de visitação aumenta.

Imagem: Clayton Khan e Duda Maués

“Meu trabalho é digno como qualquer outro, mas tem gente que não valoriza. É daqui que tiro meu sustento”, desabafou Jandira aos fotógrafos araçatubenses Clayton Khan e Duda Maués. Dessa conversa, os dois tiveram a ideia de começar  uma nova missão: desconstruir tabus.

Começou, assim, o projeto “Escaping from Life”, (“Fugindo da Vida”, em português), que registra cemitérios em várias partes do mundo para mostrar a cultura de cada povo, os personagens que vivem desta vertente de trabalho e também ajudar a desmistificar o tabu que envolve o tema morte

Eles iniciaram o projeto pelos cemitérios de Araçatuba. Fotografaram alguns de São Paulo, como o cemitério da Consolação, que é a primeira e a mais antiga necrópole em funcionamento na cidade de São Paulo e uma das principais referências brasileiras no campo da arte tumular, inaugurado em 15 de agosto de 1858.

Já levaram o Escaping from Life para algumas cidades do estado de São Paulo, como Campinas, Itu, Itapetininga, Ribeirão Preto e outras. No mês de julho deste ano, percorreram diversos locais de sepultamento do Peru, Bolívia, Argentina e Uruguai. Suas próximas paradas serão em outras cidades e estados do Brasil. Já no final do ano, o destino serão alguns países da Europa, como Itália, França e também Inglaterra.

Os fotógrafos explicaram a ideia e como pretendem expor esse projeto futuramente: ” a nossa ideia é percorrer os cinco continentes e revelar e desmitificar tabus; quebrar barreiras, sejam elas visuais, emocionais ou culturais. Futuramente queremos de alguma forma expor todas as nossas experiências seja por meio de uma exposição fotográfica, vídeos ou até mesmo um livro”.

Fonte: Portal Imprensa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s