Papo de Redação aborda cobertura olímpica

O Papo de Redação do segundo semestre deste ano, que acontece no dia 15 de setembro, abordará um tema bastante atual no país: a cobertura das Olimpíadas. O convidado para debater o assunto é o repórter da Rádio Gaúcha José Alberto Andrade.

Jornalista José Alberto Andrade realiza cobertura olímpica desde 1996 Imagem: Luiz Armando Vaz

Entre os temas a serem abordados estão as dificuldades em cobrir um evento esportivo dessa proporção e as características que um profissional deve ter para desempenhar bem uma função como esta.

Além de escrever para o blog da rádio, Andrade participa também de programas ao vivo sobre as olimpíadas, direto do Rio de Janeiro, e utiliza as suas redes sociais para manter os gaúchos atualizados, não somente sobre os Jogos Olímpicos, mas também sobre a dupla grenal.

A primeira cobertura olímpica do jornalista foi no ano de 1996, 20 anos atrás, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, quando a Gaúcha mandou, pela primeira vez, uma equipe para cobrir o evento.

A professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo, Gabriela Almeida, que organiza o Papo de Redação juntamente com o coordenador do curso, Deivison Campos, explicou o motivo da escolha do jornalista da Gaúcha para o debate deste semestre: “cobertura olímpica é algo factual, uma vez que as olimpíadas estão acontecendo no Brasil, mas também o escolhemos por ele ser um profissional com grande experiência nesse tipo de cobertura, ele já cobriu várias Olimpíadas e é um dos mais respeitados jornalistas esportivos do Rio Grande do Sul. Ele trabalha com jornalismo esportivo, mas foge um pouco dessa cobertura mais comum sobre futebol e isso é importante”.

O Papo de Redação acontece todos os semestres no curso de jornalismo e sempre conta com a presença de um jornalista convidado que atue em algum veículo de comunicação. No segundo semestre de 2015, o convidado para a conversa foi o jornalista Carlos Guimarães, da Rádio Guaíba, que falou sobre a credibilidade no jornalismo em tempos de redes sociais. Já, no primeiro semestre deste ano, a convidada foi a jornalista do jornal Zero Hora, Marta Sfredo, que conversou sobre economia com os alunos presentes. No final de cada encontro, é concedido um tempo para o público fazer perguntas aos jornalistas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s