Pesquisa revela como comerciais influenciam na decisão do consumidor

A RPC, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada à Globo no Paraná realizou uma pesquisa a fim de entender a maneira como os comerciais influenciam a decisão dos consumidores e para descobrir quais elementos de filme publicitário fazem com que ele desperte desejo, crie imagem confiável da empresa, gere relacionamento do consumidor com a marca e, é claro, concretize a venda.

Para definir quais seriam os indicadores de qualidade dos filmes publicitários, os organizadores criaram comitê formado por 12 profissionais do mercado (agências, produtoras e anunciantes) que debateram e estabeleceram conjunto de 14 parâmetros, que depois foram validados por meio de pesquisa feita com mais de 144 profissionais do Paraná.

Assim, foram elencados sete atributos de um vídeo publicitário de sucesso: ideia criativa (que obteve a maior indicação como atributo mais importante com 35% das respostas), foco no que está sendo vendido ou comunicado, linguagem atualizada e adequada ao público, roteiro, exposição clara dos benefícios, direção cuidadosa e fotografia.

Definidos os indicadores, 44 profissionais foram convidados a assistir série de vídeos do setor de calçados e de materiais de construção, avaliando-os com notas de acordo com os atributos para dividi-los em bem e mal avaliados. O próximo desafio seria verificar se os filmes melhor avaliados de fato trariam impactos mais positivos sobre os telespectadores.

A Diferencial Pesquisa de Mercado, parceira da emissora no projeto, ouviu 600 consumidores que assistiram aos vídeos e responderam perguntas quanto à propensão de compra, atendimento, qualidade da loja, se recomendariam aquele lugar e se comprariam lá.

Após assistir aos comerciais, os consumidores eram apresentados a dois produtos genéricos (luminária branca e sapato social preto). Ao considerar quanto pagariam em cada um, nos dois casos, o valor percebido no comercial melhor avaliado era maior: 10% no caso do material de construção e 35% maior no caso do sapato.

Segundo os organizadores, em todos os critérios os vídeos bem avaliados se destacaram. No caso de materiais de construção, por exemplo, 61% dos consumidores que viram o vídeo melhor classificado disseram que comprariam a luminária apresentada. Esse percentual foi 14% maior quando comparado com àqueles consumidores que assistiram ao filme menor classificado. Dessa forma, fica claro que investir em qualidade de produção pode aumentar o fluxo de pessoas dispostas a ir à loja.

No setor de calçados, o filme melhor avaliado ganhou a maior nota entre os profissionais e teve desempenho ainda melhor entre os consumidores. Foram 31% dos respondentes dizendo que “com certeza” iriam àquela loja comprar o sapato apresentado na pesquisa, o dobro de pessoas em relação ao vídeo de menor qualidade, o que confirmou a tese de que investir em qualidade de produção gera um desejo maior de compra.

Fonte: Portal Comunique-se

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