Congresso Estadual dos Jornalistas debate mídia alternativa, ética e internet

Aconteceu nos dias 24 e 25 de junho, o 37º Congresso Estadual dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, na cidade de Caxias do Sul. O evento contou com a participação de dezenas de profissionais, estudantes e professores de Comunicação de todo o Estado para falar sobre mídia alternativa, ética e internet.

Imagem: Reprodução

O Jornalismo se tornou notícia a partir do recente caso da prisão do repórter Matheus Chaparini, do Jornal JÁ. O trabalho do jornalista levantou o questionamento sobre o papel do profissional perante a notícia. Para esclarecer o episódio, Chaparini participou do painel de abertura do encontro promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) junto com a advogada e professora Leticia Bortoluzzi, da Faculdade da Serra Gaúcha.

Leticia destacou que tanto o código de ética quanto a Constituição brasileira dão respaldo para o trabalho do jornalista.

A crescente presença de novos canais de interação, especialmente as redes sociais, na rotina dos profissionais da comunicação foi o tema abordado no segundo dia de evento. O painel com o diretor da IntPolitics, Lucio Uberdan, – microempresa com foco em inteligência política a partir da análise de dados da comunicação pública em ambiente online – tratou sobre como a mídia se coloca nesse cenário da instantaneidade da informação.

Neste dia também aconteceu a plenária de apresentação de teses e moções. Das teses-guias propostas pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), três foram aprovadas na íntegra e uma com um aditivo. Também foram apresentadas e aprovadas duas teses avulsas. Uma moção em repúdio à violência cometida pelo Estado com a prisão do jornalista Mateus Chaparini fo exibida pelo Sindjors e assinada por 58 pessoas presentes do evento. Será disponibilizada uma versão online do documento.

As teses e a moção serão apresentadas no 37º Congresso Nacional dos Jornalistas, marcada para os dias 25 a 28 de agosto em Goiânia/GO. Os delegados Jeanice Dias Ramos, Jorge Correa, Márcia Carvalho e Márcia Martins, eleitos na plenária, e o presidente da entidade, Milton Simas Junior, delegado nato, representarão o Estado no evento.

O Congresso Estadual dos Jornalistas contou com a organização da Padrinho Agência de Conteúdo e apoio de Sicredi, Faculdade da Serra Gaúcha, Câmara de Vereadores, Secretaria de Turismo e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria de Caxias do Sul, Expresso Caxiense, City Hotel e Restaurante Zanuzi.

Fonte: Coletiva.Net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s