Cartunista transforma pautas jornalísticas em HQs

Em painel sobre jornalismo em quadrinhos, realizado durante o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, na última sexta-feira, 24, o cartunista do jornal Gazeta do Povo, Robson Vilalba, falou sobre as técnicas que utiliza na confecção das histórias em quadrinhos (HQs) publicadas por ele no veículo paranaense.

Foto: Reprodução

Para o profissional, trabalhar com desenhos em quadrinhos possibilita construir a imagem para que ela tenha simbolismo, informando o leitor com sensibilidade. Vilalba desenvolve seu trabalho a partir de duas composições semânticas: a visual e a textual. A partir da pauta, ele planeja os desenhos em planos sequenciais, como um roteiro cinematográfico.

Segundo ele, a arte de trabalhar com HQs é bem próxima ao que se faz no jornalismo literário, ao mesmo tempo em que se preocupa com as narrativas, dados descritivos são importantes para o registro. A descrição de detalhes como roupa, trejeitos e corte de cabelo do personagem não vão para o texto, mas o leitor se situa e informa pela imagem.

Vilalba conta que todas as suas produções em quadrinhos possuem o “lide”, já conhecido por ser ferramenta comum na produção do hard news.

Além disso, o desenhista apresentou o trabalho que vem desenvolvendo para o portal da Gazeta do Povo. Na plataforma, ele desenvolveu projetos especiais em quadrinhos para datas importantes, como os 50 anos do Golpe Militar no Brasil e o um ano da Batalha no Centro Cívico de Curitiba, em 29 de abril de 2015.

Fonte: Portal Comunique-se

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s