Semana de Integração movimenta curso de Jornalismo

Uma novidade movimentou o curso de Jornalismo da Ulbra em junho: a Semana de Integração. O objetivo do evento foi unir as disciplinas na elaboração de cinco produtos jornalísticos sob o tema da Acessibilidade: dois web documentários e três reportagens multiplataforma.

Essa foi a primeira edição da Semana que deve ocorrer nos próximos semestres, a fim de cumprir as novas metas e diretrizes do Ministério da Educação para o curso de Jornalismo, que indicam a necessidade de dinamizar e integrar a grade curricular de forma transdisciplinar, preparando os alunos para atuarem em produções multiplataforma.

No início de cada noite, alunos e professores se reuniram na sala 102, do prédio 11, às 19h, para os grupos da disciplina de Teorias da Comunicação apresentarem os seus trabalhos sobre os conteúdos apreendidos em aula e, posteriormente, um professor do curso aprofundar o assunto.

Foto: Suélen Farias

Foto: Suélen Farias

Na primeira noite, foram apresentados os trabalhos sobre o pensamento estruturalista e pós-estruturalista e o professor Antônio Sobral falou sobre o semiólogo francês Roland Barthes. Na terça-feira, foi a vez da Escola de Frankfurt a ser abordada com a professora Gabriela Almeida, que fez uma apresentação sobre o escritor italiano Umberto Eco, um dos principais críticos da linha de pensamento frankfurtiano. Na terceira noite, as teorias de Walter Lippmann foram o tema de debate e a professora Vanessa Hauser foi a responsável por apresentar o assunto. Na quinta-feira, “Pensamentos em Rede”, foi o centro da conversa e o professor Luiz Felipe Zago, dissertou sobre Pierre Lévy, pensador pioneiro, do final da década de 1980, sobre a internet.

Após as conversas que duraram aproximadamente 40 minutos, os alunos foram liberados para se reunirem com os seus grupos para a produção e finalização dos produtos jornalísticos. Os estudantes cujas disciplinas não faziam parte da integração ficaram responsáveis de realizar a cobertura das atividades, com produção de textos, imagens e vídeos sobre as noites de integração.

O coordenador do curso de Jornalismo, Deivison Campos, avaliou positivamente a Semana de Integração, mas afirmou que algumas mudanças devem acontecer nas próximas edições para minimizar complicações encontradas durante as atividades. “Por ter sido uma experiência nova, ocorreram alguns problemas no desenvolvimento, essas questões já foram identificadas e para os próximos semestres algumas medidas serão adotadas para que a gente consiga minimizar ao máximo os problemas. Mesmo assim, considero bastante interessantes os resultados, eles foram muito bons. Quem conseguiu entender o objetivo desse exercício, de trabalhar em grupo e construir essa competência fundamental para o mundo do trabalho, aproveitou positivamente essa nossa experiência, que deve ser aperfeiçoada e deve melhorar nos próximos semestres”, avaliou o coordenador.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s