“Com a crise, o jornalista está aprendendo a ser desconfiado”

DSC_0132

Foto: Emanuel Tanski

Aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 2, o evento Papo de Redação, com a colunista de economia do Jornal Zero Hora, Martha Sfredo. Com o auditório do prédio 6 lotado, Martha iniciou de uma forma diferente o encontro, extinguindo o termo “palestra” e adotando, literalmente, uma “conversa” com os alunos. Os participantes faziam as perguntas e ela respondia, sem uma introdução anterior.

Formada na UFRGS, em 1984, a jornalista iniciou sua carreira fazendo cobertura de esportes amadores pelo jornal Correio do Povo. Logo após, foi convidada para trabalhar como repórter de Política na Zero Hora, onde, no ano de 1995, passou a ser colunista de Economia. Martha comenta que uma das coisas mais proveitosas do jornalismo é a oportunidade diária de aprendizagem: “é muito bom porque todos que estudam jornalismo podem aprender sobre diversos assuntos e depois escolher qual aperfeiçoar”.

Questionada sobre o porquê da escolha da área econômica, ela afirmou que foi uma opção pessoal, ela sempre gostou de economia e percebeu que, hoje, todos os setores têm relação com a economia, pois, atualmente, tudo está praticamente interligado. Martha completou falando, ainda, que economia não é só formação de opinião pessoal e sim de uma opinião conjunta: “temos que ouvir todos os lados, em todos os cantos e sempre perguntar a opinião de quem está acima de ti, isso faz com que tu tenhas uma visão mais ampla sobre o que está sendo repassado ao leitor”, reforçou Martha.

Diversos estudantes participaram fazendo perguntas para a jornalista, muitas delas foram referentes ao atual cenário político do Brasil, já que ela, em sua apresentação, demonstrou entender do assunto. Ela explicou que vê o Brasil como nos anos 90, onde os brasileiros tinham uma visão de empreendedorismo e em meio às dificuldades conseguiam montar pequenos negócios para sobreviver. Disse também que vê um ponto positivo em meio à crise econômica e política do país, “aprendemos a ser desconfiados e de certa forma isso é muito bom, isso é excelente, deixa as pessoas mais instrumentalizadas e, deste modo, progredindo na profissão”.

O projeto Em Pauta ZH, realizado pela Zero Hora, é alusivo aos 52 anos do jornal e passou por todos os 25 cursos de Jornalismo do estado do Rio Grande do Sul. As universidades receberam um ciclo de palestras levando repórteres, editores e colunistas até as salas de aula. A semana de bate-papo com os futuros jornalistas ocorreu de 30 de maio a 2 de junho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s