Globonews produz programas para discutir os direitos das mulheres

A Globonews está abrindo espaço na sua programação para discutir os direitos das mulheres. O tema será tratado de maneira especial após o caso de estupro coletivo à jovem de 16 anos no Rio de Janeiro. A ação teve início na terça-feira, 31, com a exibição extraordinária do ‘Globonews Política’, em que Carlos Monforte discutiu com convidados as políticas de proteção às mulheres, a cultura da impunidade e do machismo.

Imagem: Reprodução

Nesta quarta-feira, o ‘Arquivo N’, às 23h, vai relembrar o Caso Araceli, uma menina de 8 anos que foi estuprada e morta em Vitória em 1973. Apesar dos três principais suspeitos terem sido condenados, acabaram absolvidos no último julgamento, em um caso que teve diversas reviravoltas e algumas mortes ao longo das investigações.

O programa entrevistou, ainda, o jornalista José Louzeiro, autor do romance-reportagem Aracelli, meu amor, censurado na época pelo governo militar. A data da trágica morte da menina (18 de maio) se transformou em símbolo do combate à exploração sexual infantil e inspirou a criação do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio de lei sancionada pelo Congresso Nacional em 2000. O programa vai ao ar às 23h.

Quinta-feira, Mário Sérgio Conti recebe a cineasta Tata Amaral para falar ao vivo, em seu programa ‘Diálogos’, sobre o seu novo filme Trago Comigo, que estreia em junho. Ativista pelos direitos humanos, Tata fala no longa-metragem das sequelas da ditadura civil-militar brasileira na vida de seus personagens. Na entrevista à Globonews, ela abre o debate sobre feminismo e o papel do Ministério da Cultura.

O domingo, 5, vai falar sobre a cultura do estupro no Brasil no ‘Globonews Especial’, às 20h30. Além de ouvir vítimas e criminosos, o programa discute o assunto com especialistas e advogados, mostra a mobilização de mulheres em todo o país em protesto ao estupro coletivo que ocorreu no RJ e discute que tipo de política pública pode mudar esta realidade.

Fonte: Portal Comunique-se

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s