Conferência mundial de Jornalismo Literário acontece em Porto Alegre

Imagem: Divulgação

Acontece no Centro de Eventos da PUCRS, entre a próxima quinta-feira, 19, e sábado, 21, a 11ª Conferência da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário (IALJS). O evento vai contar com a participação de associados de 50 universidades de 17 países e, pela primeira vez, acontece no Brasil. Neste ano, o tema do encontro é ‘Jornalismo Literário: contando as histórias não contadas’.

Durante os três dias de reunião, os conferencistas compõem painéis de conversas e debates dedicados ao estudo acadêmico, ao ensino e à prática do Jornalismo Literário. O professor da Famecos Juan de Moraes Domingues faz parte da IALJS desde 2012 e, um ano após o ingresso, em conferência realizada na Finlândia, ele foi questionado por um dos associados sobre a possibilidade da realização de uma edição no Brasil. A viabilidade foi confirmada com apoio e participação da instituição de ensino e, a partir de outubro de 2013, o evento começou a ser organizado.

Sobre o Jornalismo Literário na era digital, Domingues diz que a escrita literária não encontra problemas de espaço na comunicação pelas redes, o que antes era empecilho na forma impressa. Explica, ainda, que o gênero combina o interesse do jornalista sobre um assunto com um texto que seja informativo, complexo e detalhado. “O jornalismo literário aprofunda a verdade”, complementa.

Fonte: Coletiva.Net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s