Egresso de Jornalismo da Ulbra apresenta pesquisa em eventos de Comunicação

O egresso do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas, William Figueiredo, formado no segundo semestre do ano passado, teve sua pesquisa de conclusão de curso selecionada para dois eventos da Comunicação: o XVII Intercom Sul e a V Mostra de Iniciação Científica da ESPM.

William teve sua pesquisa selecionada para dois eventos de Comunicação. Foto: Divulgação Facebook

O estudo de Figueiredo foi orientado pelo professor Deivison Campos e tratou sobre o Uso dos Dreadlocks na Juventude Contemporânea.

Ele explicou os motivos que o levaram a escolher esse tema: “eu comecei a utilizar dreadlocks e percebi o quanto as pessoas desconhecem o penteado, e que há um enorme preconceito com quem os usa. Acredito que precisamos falar sobre  apropriação e  construção cultural na  contemporaneidade a partir de elementos  estilísticos de uma cultura urbana global”.

William decidiu inscrever seu trabalho em ambos os eventos por acreditar que eles são uma oportunidade importante para divulgar um trabalho etnográfico inédito no Brasil e, além disso, pode proporcionar encontros com outros pesquisadores do sul e possibilitar “parcerias futuras em pesquisas”.

O Intercom Sul é o maior evento regional de Comunicação e está na sua décima sétima edição. Neste ano, acontece na cidade de Curitiba, no Paraná, nos dias 26 a 28 de maio, sob o tema: “Comunicação e Educação entre Fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação”. O encontro é promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (a Intercom) e tem por objetivo estimular o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação.

Já a Mostra de Iniciação Científica da ESPM, está na sua quinta edição e acontece na sede da Faculdade, em Porto Alegre, no dia 16 de maio. Ela tem por objetivo divulgar pesquisas desenvolvidas, nos cursos de graduação, por estudantes e recém-formados em instituições de Ensino Superior.

William afirmou que deseja seguir com os estudos na área: “pretendo me aprofundar em estudos etnográficos sobre cultura subversiva urbana. Tenho intenções de seguir estudando e busco identificar e desenvolver ações jornalísticas a partir de um diálogo independente”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s