Curso de Jornalismo cria projeto de extensão que envolve escolas públicas de Canoas

“Eu entrei no projeto porque eu sonho em ser radialista e acho que essa pode ser a porta de entrada” comenta o jovem João Müller Almeida de 14 anos. João é estudante do sexto ano da Escola Estadual Vasco da Gama, em Canoas, e participa das aulas há seis meses. O curso tem como objetivo fazer com que os alunos da rede pública de ensino possam se habituar, desde cedo, com a universidade e assim aprender sobre conteúdos audiovisuais. O projeto é apresentado em duas partes.

964b66f5-0fed-4493-b48e-ab86ade998e7

Professora Ana Acker com os alunos da escola Vasco da Gama. Foto: Julia Renz

A coordenadora de uma das atividades de extensão, professora Ana Acker, disse que é muito importante que as escolas sejam receptivas para o desenvolvimento das atividades com as crianças e adolescentes. Além disso, é fundamental também que se criem novos projetos na Ulbra, para dar oportunidade para os estudantes de escolas públicas usufruírem da universidade, comentou ela.

 
A primeira atividade é o “Cineclubes”, que acontece nas escolas onde, semanalmente, é exibido filmes e vídeos de autores brasileiros que permitem o debate entre os alunos, com assuntos relacionados aos temas direitos humanos e diversidade. Duas escolas públicas, com alunos do sexto ao nono ano, já participam do Cineclube. O curso é gratuito para as escolas.

 
A segunda parte tem como base a produção de documentários. Ao contrário do “Cineclubes”, esse projeto acontece nas dependências da Ulbra e já conta com a participação de mais de 35 alunos. Tem duração de um ano e conta com aulas semanais no Núcleo de Produção Audiovisual (NPA). No final do curso os alunos colocam em prática o que aprenderam com as aulas.

_MG_4003

Professora Gabriela Almeida com os alunos do projeto Cineclubes. Foto: Larissa Ferreira

A coordenadora do Curso de Extensão Audiovisual, professora Gabriela Almeida, salienta que “devido à quantidade de alunos que já participam e, a grande procura pelo tema audiovisual, as turmas, antecipadamente, estão lotadas”, porém, ela crê na possibilidade da abertura de novas vagas no segundo semestre.

 
Além dos estudantes de escolas públicas, o projeto conta com a participação de sete alunos do curso de Jornalismo como bolsistas e voluntários.

Anúncios

Um pensamento sobre “Curso de Jornalismo cria projeto de extensão que envolve escolas públicas de Canoas

  1. Me enxerguei nesta matéria. Quando eu quis limitar na comunicação não existia este tipo de iniciativa por parte das universidades. Hoje, eles têm a chance de conhecer as ferramentes que abrangem o jornalismo e as demais área.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s