Estudantes usam meio de transporte alternativo para vir à Ulbra

_MG_4055

O estudante de jornalismo, Thiago Lopes, utiliza o Skate como transporte. Imagem: Larissa Ferreira

FotorCreated

Árlan Dias, do curso de História e Bruna Batista do curso de Fotografia utilizam bicicleta e patinete, respectivamente, para se locomover.

Em meio à crise e ao grande movimento de automóveis nas cidades, estudantes têm optado por utilizarem um meio de transporte alternativo para virem à Universidade. Bicicletas, skates e até mesmo patinete estão entre as opções dos alunos da Ulbra. Ao usar esses meios de transporte, além de economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente, os usuários ainda praticam exercício físico durante o trajeto.

O estudante do curso de História da Ulbra Canoas, Árlan Dias, utiliza a bicicleta por razões de logística e pelos benefícios do meio de transporte. “Eu vou de bicicleta porque minha casa fica a uma distância muito perto pra ir de carro, mas muito longe pra ir a pé. O deslocamento é muito fácil por não ter trânsito, a saúde melhora, consideravelmente, e o meio ambiente agradece, além de evitar o transtorno de transporte público que tem horários muito ruins”, disse Árlan.

Ainda assim, Dias explica que o espaço da Universidade não é adequado para quem opta por vir de bicicleta, uma vez que não há um local específico para esses usuários, que tem de trafegar pelas calçadas, atrapalhando a locomoção dos pedestres ou competir por espaço na via com ônibus, vans e carros. Além disso, ele contou que não há lugar para guardar a bicicleta em todos os prédios, tem apenas no prédio da Educação Física e ainda é descoberto e mal iluminado.

Já o estudante do curso de Jornalismo, Thiago Lopes, prefere se locomover com o skate e percorre cerca de 3 km com o mesmo. Deste modo, ele aproveita para fazer exercícios e também se deslocar mais facilmente. Segundo Lopes, o principal benefício em usar um transporte alternativo é a qualidade de vida que ele proporciona. Outra razão que leva o estudante a vir de skate é captar imagens no trajeto, com uma câmera para, posteriormente, elaborar um vídeo institucional para um projeto particular.

Outro transporte alternativo visto pelo campus Canoas é o patinete. Bruna Batista, do curso de Fotografia, vai ao trabalho e para a Universidade utilizando o meio, percorrendo cerca de 20 quadras ao longo do dia. Ela explicou os motivos pelos quais utiliza o patinete para se locomover: “eu economizo bastante quando vou para o trabalho e depois pra faculdade de patinete. Deixo de pegar dois ônibus e um trem e também é um esporte, fico bem mais disposta pra aula”.

No inverno, ou em dias de chuvas, o uso desses meios de transporte se torna mais difícil, como declararam os entrevistados, mas ainda assim é uma ideia que tem se espalhado cada vez mais entre os estudantes e ganhado espaço no Campus Canoas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s