Audiência Pública debate os oito pilares da acessibilidade

Imagem: ACS Ulbra

Imagem: ACS Ulbra

O Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) da Ulbra, em parceria com a Coordenadoria de Extensão, promoveu, na última terça-feira, dia 26, uma audiência pública sobre a Política Institucional de Acessibilidade, no auditório do prédio 14, a partir das 19h. O objetivo do encontro era ouvir as pessoas presentes, discutir o tema da acessibilidade apresentando dúvidas, sugestões, questionamentos e, desse modo, buscar soluções para determinadas demandas sociais.

A coordenadora de Extensão, Dalva Santana, abriu o evento e logo após passou a palavra para Margarete Soares, auxiliar administrativa do PPA, que conduziu e organizou o debate com o apoio do presidente do PPA Institucional, Laino Schneider e do diretor de Extensão, Gustavo Becker.

O público, então, foi divido em oito grupos de dez pessoas para debater os oito pilares da acessibilidade. São eles: Acessibilidade Atitudinal: trata das questões das atitudes pessoais em relação à acessibilidade; Acessibilidade Arquitetônica: inexistência de barreiras ambientais físicas nas casas, nos edifícios, nos espaços ou equipamentos urbanos e nos meios de transporte individuais ou coletivos; Acessibilidade Metodológica: inexistência de barreiras nos métodos e técnicas de estudo, de trabalho, de ação comunitária e outros; Acessibilidade Programática: inexistência de barreiras invisíveis integradas em políticas públicas e normas ou regulamentos; Acessibilidade Instrumental: inexistência de barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo de trabalho e de lazer ou recreação; Acessibilidade nos Transportes: inexistência de barreiras nos transportes públicos; Acessibilidade das Comunicações: Inexistência de barreiras na comunicação interpessoal, escrita e virtual e Acessibilidade Digital: inexistência de barreiras na comunicação virtual.

Cada núcleo recebeu um material explicando o tema escolhido e teve 20 minutos para discutir, entre si, alguns tópicos apresentados sobre o seu pilar e, logo após, apresentar aos demais presentes as observações e sugestões a que chegaram.

Segundo um comunicado, publicado pelos organizadores, as conversas do evento sobre os oito pilares da acessibilidade, “nortearão, num futuro próximo, a efetivação das demandas sugeridas em prol do desenvolvimento da acessibilidade.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s