Fotógrafo percorre o país registrando relações dos brasileiros com suas bicicletas

Imagem: Felipe Baenninger/Projeto Transite

Com uma bicicleta, uma câmera e o desejo de saber o que a bicicleta significa na vida das pessoas, o fotógrafo paulista Felipe Baenninger, de 28 anos, percorre todo o Brasil com o projeto Transite – brasileir@s e suas bicicletas.

Há cerca de três anos, ele saiu de São Paulo em direção a Porto Alegre, dando início à jornada de bicicleta pelo Brasil. O que seria, inicialmente, uma viagem por 17 estados, acabou virando um giro completo, e todo o material colhido no percurso será organizado em um fotolivro com financiamento coletivo.

Nesta semana Felipe chegou no Ceará, o penúltimo estado da viagem de bicicleta. Sua pesquisa prévia mostrou que há grupos consolidados de ciclistas na capital cearense, novos empreendimentos voltados para bicicleta e ciclistas dispostos a pedalar sob sol ou chuva.

Felipe planejou o projeto Transite – brasileir@s e suas bicicletas por dois anos e meio antes de começar a rodar pelo Brasil. Antes, ele se inspirou no documentário Bycicle Portraits, encampado por dois fotógrafos que viajaram pela África do Sul, conhecendo o sentimento das pessoas por suas bicicletas e teve, como motivação, a própria relação com sua bicicleta.

De Fortaleza, Felipe planeja ir à cidade de Limoeiro do Norte – a 200 quilômetros da capital – considerada a terra das bicicletas, por ter uma proporção estimada de uma bicicleta para cada habitante. De lá, ele segue para o Piauí, último destino do projeto.

Fotos e informações sobre os destinos já percorridos e sobre o financiamento do projeto podem ser acessadas no endereço projetotransite.com.br.

Fonte: Portal Comunique-se

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s