Porto Alegre oferece curso de jornalismo alternativo

Imagem: Divulgação

Porto Alegre adquiriu, em abril, mais um curso do ramo jornalístico. A inédita formação de jornalismo alternativo começou no último final de semana e teve lotação esgotada. A aula inaugural, ‘Pra que(m) serve o jornalismo alternativo?’ teve como convidados o editor do site Jornalismo B, Alexandre Haubrich, e o representante da TV Restinga, Márcio Figueira.

A iniciativa tem como objetivo, difundir a criação de veículos independentes e de atuação contra-hegemônica, e incentivar a união dos ‘midialivristas’ em benefício da democratização da comunicação.

O curso, que também é aberto a não jornalistas, é dividido em seis módulos e abordará questões como a empatia, a representatividade e o lugar de fala no jornalismo, diferenças entre jornalismo alternativo e comunitário, os novos formatos de mídia livre, além da arte, política e o jornalismo cultural alternativo. Ao final da formação, os integrantes poderão criar seu próprio veículo independente ou realizar uma grande reportagem.

As aulas acontecem de 15 em 15 dias, nos sábados à tarde, no Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028 – Centro Histórico), em Porto Alegre.

O Jornal JÁ é parceiro da iniciativa que contará com aulas de outros profissionais da imprensa gaúcha, historiadores, desenhistas e artistas plásticos. Em 2016, o Nonada pretende realizar uma versão compacta das aulas, na forma de oficina gratuita, em escolas públicas. Interessados podem escrever para nonada@nonada.com.br.

Fonte: Coletiva.Net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s