Zero Hora e Rosane de Oliveira são condenados a indenizar presidente do TJ-RS

Foto: Reprodução/Grupo RBS

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu manter a sentença que condenou o jornal Zero Hora e a colunista Rosane de Oliveira a pagar o valor de R$ 180 mil ao desembargador Luís Felipe Silveira Difini, atual presidente da corte. A quantia deve chegar a R$ 300 mil, se somados os juros, correções e honorários.

O fato aconteceu há três anos, quando Difini se sentiu ofendido com a coluna publicada na edição de 31 de janeiro de 2013. No texto, Rosane criticou a abertura de algumas casas noturnas em Porto Alegre – inauguradas quatro dias após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria.

A juíza Fernando Ajnhorn, da 1ª Vara Cível do Foro de Porto Alegre,  alegou que a jornalista fez uso de trechos de uma antiga entrevista concedida pelo ex-secretário municipal da Produção, Indústria e Comercio (Smic) de Porto Alegre, Adeli Sell (PT), quando este disse que a decisão manchava a imagem do Judiciário gaúcho, informando que nem sempre a reprodução de fatos ou declarações de terceiros é inocente e, naquele caso, foi tendenciosa a denegrir a imagem do autor.

O relator do recurso no TJ-RS, desembargador Léo Romi Pilau Júnior, destacou que o jornal sugere ao leitor que Difini colaborou, mesmo que indiretamente, para que tragédias como a da boate Kiss ocorressem.

Questionada pelo Coletiva.net, a assessoria de imprensa do Grupo RBS informou que seu posicionamento oficial é de que a empresa acredita na proteção ao exercício da liberdade de informação e ao direito de crítica e recorrerá contra a decisão no STF e no STJ.

Fonte: Coletiva.Net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s