Criatividade em tempos de crise é tema da Aula Inaugural

Imagem: Bruna Fraga

Imagem: Bruna Fraga

A Aula Inaugural do curso de Comunicação Social foi realizada na última segunda, 7 de março, com o tema “Criatividade em tempos de crise”, o repórter fotográfico Nauro Júnior, palestrante convidado para o evento, falou sobre sua carreira e experiências profissionais.

Para entrar no assunto que dava título à palestra, Nauro não precisou enumerar dicas, ou demonstrar  o assunto ajudado por tópicos em slides. O documentarista, escritor, poeta e fotógrafo só precisou falar de sua trajetória para dar aos presentes um bom exemplo de como aproveitar as oportunidades que a vida oferece, mesmo em tempos difíceis.

O palestrante começou a conversa falando sobre sua juventude, quando ajudava a família trabalhando no campo. Com 12 anos já tinha carteira de trabalho e emprego formal na área da indústria calçadista, pois foi obrigado a isso pela mãe, após ter sido reprovado duas vezes na 5ª série.

Mais tarde, já adulto, desempregado, Nauro teve uma oportunidade em um estúdio chamado “Xirú Fotografias”. Nauro brincou com o nome do lugar, dizendo que era bem “xique”, arrancando gargalhadas dos presentes e dando a tônica de como seria a palestra: cheia de comentários bem humorados. “Eu não tinha nenhuma experiência naquilo, cortava a cabeça das pessoas, quando tirava fotos” afirmou o palestrante. Mesmo assim, aceitou a vaga no estúdio e teve seu primeiro contato com a profissão que seguiria posteriormente.

Dali em diante, integrou o Grupo Sinos, onde foi fotógrafo de revistas especializadas sobre calçados, justamente o ramo que escolheu, com 12 anos, como profissão. Nessa época, viajou pelo Brasil e ganhou experiência, criando laços ainda mais fortes com a fotografia.

Em 1992, surge um momento importante na carreira: a criação do jornal Diário de Canoas. “Praticamente, fui o primeiro fotógrafo do jornal”, contou Nauro, que relatou a intensa rotina de trabalho no início da publicação. Ele ainda comentou reportagens expressivas realizados no Diário, que rapidamente ganharam espaço na mídia gaúcha. “O canoense não se via nos jornais da capital, não tinha identidade” disse o fotógrafo, sobre a importância do novo jornal para a cidade.

Outro período importante da carreira foi a passagem pelo jornal Zero Hora. Lá, depois de um tempo cobrindo pautas, Nauro foi convidado para trabalhar na sucursal de Brasília. Após coberturas históricas, ele contou que teve a oportunidade de ser efetivado como fotógrafo correspondente de Brasília, mas que recusou a oferta, alegando que queria voltar ao RS, “Não sabia se queria aquilo para o resto da minha vida”.

Trabalhando em Pelotas, ainda na Zero Hora, Nauro cobriu o acidente envolvendo o ônibus do clube de futebol Brasil de Pelotas. “Eu sabia que aquela noite nunca iria acabar”, disse o repórter, que publicou um livro sobre o ocorrido, em parceria com o jornalista Eduardo Cecconi. O livro “A noite que não acabou” foi sucesso de vendas na tradicional Feira do Livro de Pelotas, segundo ele.

Nauro ainda falou sobre seu outro livro, “Náufrago de Um Mar Doce”. Ele relatou que, devido a problemas para colher as entrevistas e relatos, o que começou como um livro-reportagem terminou como uma história de ficção, reunindo até trechos autobiográficos. O livro será adaptado cinematograficamente, com atores como Juliano Cazarré e Glória Menezes no elenco.

No final da palestra, o fotógrafo explicou o premiado projeto “Luz na Escuridão”, quando ensinou pessoas cegas a fotografar. Ele ainda falou sobre as viagens realizadas na expedição Fuscamérica, e adiantou novidades aos presentes, como um programa de televisão, que será exibido no canal SBT, com materiais gravados durante a expedição.

“Os outros caras continuaram só fotógrafos, e fotógrafo é muito mais do que isso”, foi a mensagem final de Nauro para os futuros profissionais de comunicação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s