Portal dos Jornalistas deseja inserir Landell de Moura no Ensino Básico

Foto: Reprodução

O Portal dos Jornalistas iniciou, na última segunda-feira, uma petição online na plataforma Change para solicitar ao secretário de Ensino Básico do Ministério da Educação, Manuel Palacios da Cunha e Melo, a inclusão da vida e obra do padre-cientista Roberto Landell de Moura na grade curricular do Ensino Básico.

Padre Landell de Moura foi a primeira pessoa no mundo a transmitir a voz humana à distância por meio de ondas de rádio. As experiências públicas foram realizadas na capital paulista em 1899 e 1900, e comprovadas por documentos e notícias de jornais da época.

Ele ainda patenteou o rádio no Brasil em 1901 e nos Estados Unidos em 1904, ano em que desenvolveu um projeto de televisão, décadas antes da invenção oficial, que ocorreu em 1926.

Os responsáveis pela petição alegam, entretanto, que apesar dos seus feitos, a maioria da população brasileira o desconhece.

Em nota divulgada no site, o Portal dos Jornalistas defendeu que, diferentemente do que é ensinado nas escolas, não foi o italiano Guglielmo Marconi quem inventou o rádio, mas sim Landell de Moura e por isso ele merece esse reconhecimento.

Fonte: Coletiva.Net

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s