Jornalista tem artigo científico publicado na revista DOC On-line

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Egressa do curso de Jornalismo da Ulbra e auxiliar de produção da Rádio Mix FM, Betina Broch, teve o seu artigo científico publicado na revista digital de cinema documentário, DOC On-Line, uma das principais revistas online da área de Comunicação do Brasil.

A jornalista elaborou o trabalho de conclusão de curso intitulado “Estratégias Interativas no Webdocumentário: um estudo de caso de Prison Valley”. O web documentário analisado apresenta a história de um condado norte americano, onde estão localizadas 13 prisões. Na produção, os jornalistas franceses David Dufresne e Philippe Brault, realizadores do projeto, visitam cidades que abrigam as prisões, mostrando as instalações dos presídios e conversando com detentos e seus familiares, policiais e a população local. O objetivo do artigo da comunicadora era discutir de que modo os recursos interativos e a quebra da linearidade afetam a narrativa principal da obra Prison Valley.

O trabalho foi realizado no primeiro semestre deste ano, com a orientação da professora Gabriela Almeida.  A ideia do TCC, segundo ela, surgiu a partir dos conselhos que recebeu: “muitas pessoas me disseram para escolher um tema que eu gostasse, pois a produção do artigo é cansativa. Escolher um tema legal torna a produção mais leve”, afirma Betina.

Segundo a autora, o tema do seu artigo é relativamente novo no Brasil, por isso foi complicado encontrar bibliografia a respeito do assunto. Ela pesquisou artigos e textos na literatura inglesa e só assim conseguiu material suficiente para concluir a pesquisa.

Betina Broch contou que ficou surpresa ao saber que seu trabalho havia sido publicado, já que no edital da Revista DOC On-Line constava que seria dada prioridade para publicação de artigos feitos por mestrandos ou doutorandos.

A jornalista afirmou, ainda, que o artigo e a pesquisa científica são decisivos para o acadêmico: “o artigo é desafiador, requer muita pesquisa, dedicação e compromisso. Esse artigo vai ser o reflexo de tudo que foi aprendido na universidade”.

A revista DOC On-Line é publicada pela Unicamp em parceira com a Universidade da Beira Interior (Portugal).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s