Curso de Jornalismo exibe documentários na EXPOULBRA

O curso de Jornalismo participará da EXPOULBRA com diversas atividades, incluindo a exibição de filmes de alunos e a divulgação de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo de 2015.
No dia 21/10, quarta-feira, será realizada uma sessão especial da mostra ULBRADOC, que reúne documentários produzidos por estudantes de Jornalismo nos últimos anos, na disciplina de Telejornalismo III.
A mostra foi promovida originalmente em agosto, como parte da programação do Agosto Cultural na ULBRA, com público estimado em mais de 100 pessoas, entre alunos do curso e participantes externos. Por causa da repercussão, o curso foi convidado a repetir a mostra na EXPOULBRA e apresentará uma seleção de três documentários: “Clave de rua”, dirigido por Betina Broch; “Vó Zuzu Atelier”, dirigido por Ângelo Neckel, e “Flach – a música de Geraldo”, dirigido por Jéssica Soares.
Os três filmes abordam o cenário cultural gaúcho, com enfoques distintos. “Clave de rua” trata dos músicos de rua que tocam no Centro de Porto Alegre, enquanto “Vó Zuzu Atelier” se centra no espaço Vó Zuzu, um centro de cultura alternativa da capital que recebia eventos de artes visuais, cultura urbana e fanzines, além de shows de rock, e que foi fechado recentemente. Já “Flach – a música de Geraldo” resgata a memória do pianista e compositor falecido em 2011.
ulbradoc
Após a exibição dos documentários, haverá um debate com os alunos realizadores, mediado pelo coordenador do curso, professor Deivison Campos.
O curso de Jornalismo também estará envolvido no VII Salão de Extensão, com a apresentação de pôster e comunicação oral sobre o projeto de extensão “Cine Diversidade – Registro das relações étnico-raciais através de vídeos nos espaços escolares”. O projeto, realizado desde o início do ano em parceria com as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Vicente Freire e Vasco da Gama (ambas em Canoas), oferece formação em audiovisual e direitos humanos para 15 estudantes do ensino fundamental, para que eles produzam seus próprios documentários, problematizando questões étnico-raciais nas suas escolas ou nos seus círculos sociais.
Por fim, o curso participará do XXI Salão de Iniciação Científica e Tecnológica com a divulgação do projeto de pesquisa “Tendências do documentário brasileiro contemporâneo”, coordenado pela professora Gabriela Almeida. O projeto, que conta atualmente com dez alunos participantes, será apresentado pelo bolsista de iniciação científica Augusto Bozzetti, que fará um relato das atividades desenvolvidas em 2015 e apontamentos sobre as questões teóricas e empíricas que estão sendo discutidas no grupo.
Também no Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, o aluno de Jornalismo Ângelo Neckel apresentará dois trabalhos de pesquisa. Um deles é o artigo “Ensino de História e Cultura afro-abrasileira e indígena nos cursos de Jornalismo do Rio Grande do Sul”, produzido junto ao Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). O estudante mapeou o ensino de questões étnico-raciais nos currículos dos cursos de Jornalismo do estado e concluiu que as graduações abordam o assunto quase sempre em disciplinas não-obrigatórias, e que poucos cursos oferecem atividades e eventos de extensão relacionados à temática étnico-racial. O trabalho foi orientado pelo coordenador do curso de Jornalismo, professor Deivison Campos, que é pesquisador do Neabi.
Ângelo Neckel participa do salão também com outra pesquisa: “Vim só pra ver os comentários: opiniões expressas por leitores da editoria Folha Poder no Facebook”. O artigo analisa a participação dos leitores através de comentários publicados na página do facebook da editoria Folha Poder, do jornal Folha de São Paulo.
Além do Salão de Extensão e do Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, a programação da EXPOULBRA conta ainda com a II Mostra de Ciências e Inovação; o XV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica; o III Salão de Iniciação Científica Júnior e a Feira das Profissões. A edição deste ano será realizada de 20 a 22 de outubro. Informações e programação completa no site http://sites.ulbra.br/expoulbra/.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s