Estudantes de Comunicação da Ulbra Canoas vencem dois prêmios no SET Universitário da PUCRS

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Estudantes do curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas venceram dois prêmios no Concurso SET Universitário, organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), nas categorias de Animação e Fotografia Jornalística. O evento aconteceu no último dia 30, na Famecos, e tem por objetivo premiar e dar visibilidade à produção laboratorial realizada nos cursos de Comunicação.

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual: Kelvin dos Santos, Laís Rauber, Bruna Abreu, Rebecca Jubette e Jhonata Balafa venceram a Categoria Animação com o curta-metragem “Liz e o seu último bandeide”. A produção conta a história de uma menina que deseja consertar tudo com bandeides coloridos.

Segundo o integrante Jhonata Balafa, a ideia do curta surgiu a partir de uma experiência vivida por outra integrante do grupo, Laís Rauber, que na sua infância tinha grande apreço pelos bandeides que usava. O curta levou em torno de quatro meses para ser concluído e foi produzido na disciplina de Animação sob a orientação do professor James Zortéa.

Kelvin Santos explica como surgiu a ideia de inscrever a animação no concurso SET Universitário: “Quando o filme ficou pronto, recebemos muitos elogios de colegas, amigos, professores e familiares. Foi muito gratificante ver o nível que nosso trabalho tinha alcançado. Com isso, não pensamos duas vezes, precisávamos levar esse filme adiante, para outras pessoas sentirem o mesmo que sentimos”.

A aluna Rebecca Jubette, de 21 anos, que se forma no final do próximo ano, contou como se sentiu com a conquista do prêmio: “Foi demais. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho”. Jhonata Balafa também enaltece a importância de ter o trabalho reconhecido: “É uma satisfação e certeza de que se fez um bom trabalho, de que seu esforço e suas habilidades são de fato reais”.

Dois estudantes do grupo pretendem seguir carreira no gênero de animação e já possuem novos projetos. Kelvin dos Santos, por exemplo, está idealizando uma nova história chamada: “O Conservo – Uma história ainda não contada… que será revelada”. Será uma produção bíblica que contará o chamado de Deus a um cristão chamado Joabe.

Na Categoria Fotografia Jornalística quem trouxe o prêmio para a Ulbra foi o aluno Fabrício Simões, que cursa Superior de Tecnologia em Fotografia. O trabalho foi produzido sob a orientação do professor Antônio Sobral. O ensaio fotográfico foi realizado com o grupo Nau da Liberdade, formado por profissionais das áreas do teatro, dança, psicologia e enfermagem, que desenvolve atividades artísticas e sociais junto aos pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro. As fotos escolhidas para o concurso foram feitas nas praias do Leme e Grumari, na cidade do Rio de Janeiro.

Fabrício afirmou que ficou surpreso e satisfeito com o prêmio e enalteceu o trabalho realizado pelo grupo Nau da Liberdade: “Fiquei muito surpreso e satisfeito com o prêmio, feliz por representar a Ulbra, meus colegas e meus professores, especialmente o professor Sobral que me auxiliou e me estimulou. Igual felicidade sinto por poder contribuir com a luta diária destas pessoas literalmente extraordinárias que formam o grupo Nau da Liberdade, eles são muito maiores do que as fotos que fiz, merecem a atenção da sociedade e o respaldo do poder público para continuarem sendo esta louca, multifacetada e afetuosa trupe que nos faz sonhar com um mundo melhor”.

O Concurso SET Universitário é realizado todos os anos e está na sua 28ª edição. Neste ano, participaram do evento 21 Universidades gaúchas e foram inscritos mais de cinco mil alunos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s