Livro de jornalista discute presença de personagens gays em novelas

O livro Bicha (nem tão) má da jornalista Fernanda Nascimento é o resultado da pesquisa sobre a participação de personagens LGBTs em telenovelas brasileiras, algo que para a escritora, tem se acentuado recentemente e isso tem contribuído para a discussão. O livro é originado na dissertação de mestrado que a jovem fez no programa de pós-graduação da PUC-RS.

Conforme escrito pela autora na introdução do seu trabalho, as escolhas das pesquisas têm caráter biográfico. “Como mulher, negra, lésbica e oriunda da classe popular, percebo a identidade como uma construção de múltiplos marcadores sociais. De acordo com estes, é possível que sujeitos possam deter privilégios ou serem vítimas sociais de opressão”.

A obra é organizada em três capítulos temáticos  – o primeiro sobre mídia e gênero; o segundo analisando as personagens LGBTs nas telenovelas da Rede Globo; e o terceiro com um estudo específico do folhetim ‘Amor à Vida’, que teve como grande destaque o personagem Félix, interpretado por Mateus Solano.

O livro chega ao mercado pela editora Multifoco e já foi lançado em Porto Alegre.

Fonte: Coletiva.net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s