Sindicato dos Jornalistas através de abaixo-assinado pede inclusão de benefícios no acordo coletivo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindiJors) apresentou um abaixo-assinado pedindo a inclusão de alguns benefícios no acordo coletivo da categoria. A organização defende o aumento do tempo concedido pela licença maternidade, dos atuais 120 para 180 dias, e a inclusão do vale-cultura pelas entidades patronais. Até o momento, as propostas não foram aceitas pelas empresas em reunião de negociação.

Jornalistas 2

O SindiJors defende ser necessário mais tempo de convivência entre mãe e filho nos primeiros meses após a gestação, pois a profissional ficará mais tranquila para voltar ao trabalho e a criança terá tempo para se desenvolver melhor, com os cuidados da mãe. O Sindicato ressalta que as jornalistas gaúchas não usufruem do direito, apesar de existir lei aprovada em 2008.

Em relação ao vale-cultura, o sindicato destaca que esse benefício foi o mais votado na pesquisa sobre a elaboração da pauta de reivindicações, e é uma reivindicação prioritária dos jornalistas gaúchos. O benefício seria concedido através de um cartão magnético com carga mensal de R$50,00, que poderiam ser utilizados na compra de livros, ingressos para teatros, cinemas, museus, entre outros produtos culturais. O sindicato ressalta que não incidem encargos trabalhistas sobre o valor concedido no vale-cultura e que as empresas podem abater os valores desembolsados em até 1% do Imposto de Renda devido.

Os interessados em colaborar com as assinaturas do abaixo-assinado podem fazer o download do documento no endereço abaixo:

https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/31035

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s