Ulbra oferece atividades físicas para a comunidade

Ulbra e a Terceira Idade atende idosos há 18 anos

A Universidade Luterana do Brasil oferece diversas atividades de inclusão à comunidade, no campus Canoas. Dentre elas, o Centro de Estudos de Atividade Motora Adaptada (CEAMA), Ulbra e a Terceira Idade (ULBRATI), Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE) e o projeto Escolas Esportivas da Ulbra.

Os projetos são mantidos pelos estagiários de educação física e tem o objetivo de promover a inclusão social e realização de atividades físicas e esportivas nos espaços da Universidade para a comunidade.

Atualmente, estão inscritos no CEAMA 75 pessoas com algum tipo de deficiência, que tem encontros semanais às terças e quintas durante a tarde. As atividades disponíveis são futsal, dança, natação e ginástica funcional. O projeto é gratuito e para se cadastrar é necessário encaminhar a documentação pessoal à coordenação do projeto, no prédio 55 do campus, junto com um atestado médico. Não é necessário um exame específico para a realização das atividades. Para a Coordenadora do CEAMA, Rosilene Moraes, o projeto é uma oportunidade fundamental para promover a qualidade de vida, bem-estar e saúde.

A terceira idade também é beneficiada pelo projeto ULBRATI. Os idosos interessados em desenvolver atividades como dança, musculação, fisioterapia podem se inscrever, no prédio 55, apresentando os dados pessoais e um atestado médico. Apenas para a fisioterapia aquática é necessária uma recomendação médica especial.  Os encontros são realizados às terças e quintas das 13h30 às 18h e a fisioterapia terças e sextas das 8h30 ao meio-dia. A mensalidade é de R$45.

O CIEPRE atende crianças, adolescentes e adultos deficientes há 12 anos com terapia corporal e é um espaço de pesquisa para os estudantes dos cursos de Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e cursos de Especialização da Universidade. Os alunos  do CIEPRE participam de aulas de canto, música, jogos orientados e outras atividades de relaxamento. O atendimento é realizado aos alunos e, também, aos familiares. As inscrições também podem ser realizadas no prédio 55 do campus com a coordenação.

O projeto Escolas Esportivas da Ulbra, e é uma parceria entre a Ulbra e a Prefeitura Municipal de Canoas. No momento é um projeto piloto, no qual, duas escolas estão participando, a Escola Paulo Freire e a Escola Leonel Brizola. Os alunos da Escola Paulo Freire recebem da prefeitura o deslocamento de seus alunos até as dependências da Ulbra. As atividades são realizadas duas vezes por semana (segundas e quintas-feiras das 13h30 até as 15h). A escolha dos alunos é feita pela própria escola, levando em consideração o comportamento dos mesmos e o interesse pelo projeto. Para além das atividades esportivas, estão sendo feitas avaliações físicas relacionadas à saúde, conforme informou o Coordenador Daniel Garlipp.”Já para os alunos da Escola Leonel Brizola, iniciaremos com avaliações físicas relacionadas à saúde nas dependências da própria escola. Para o próximo semestre, a ideia é possibilitar também que os alunos possam realizar atividades esportivas nas dependências da Ulbra”, diz Daniel.

O projeto é totalmente gratuito e tem envolvido alunos e docentes do cursos de Educação Física. O cronograma abrangerá atividades de ginástica, atletismo, futsal, voleibol e basquetebol.

É possível consultar informações sobre os projetos inclusivos de extensão do curso de Educação Física no sitehttp://www.ulbra.br/extensao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s