Cinco dicas para evitar vírus na internet

A Desenvolvedora de Segurança online ESET divulgou, nesta segunda-feira, dia 15, uma lista para ajudar os usuários da internet a evitar problemas com vírus e links maliciosos, que podem fazer o internauta cair em algum golpe ao ter seus dados expostos na rede.

Confira:

1- Você confia em quem enviou ou publicou o link?

Antes de clicar em um link suspeito, publicado em redes sociais ou recebido por e-mail, pergunte ao seu amigo se realmente foi ele quem enviou. Cibercriminosos podem usar as contas dos seus amigos para disseminar vírus. Muitos posts e e-mails, com visual chamativo prometendo promoções imperdíveis, e vídeos com temas polêmicos, podem ser usados para roubar os dados do usuário desatento.  Na dúvida, não clique.

2 – Você confia na plataforma?

Caso não tenha confiança na plataforma ou certeza da originalidade do link, não clique. Redes sociais como Facebook e Twitter podem ser usadas para disseminar spams maliciosos.

3 – Você confia no site?

Essa dica vale para todas as plataformas e pode ajudar a evitar vários tipos de vírus e golpes comuns. Se você não conhece o site direcionado pelo link, não clique nele. Isso pode ser aplicado em e-mails enviados por desconhecidos, mensagens recebidas de estranhos em redes sociais e links que aparecem em seu feed de notícias. É recomendado fazer uma pesquisa na internet para verificar se aquele site está causando algum problema aos internautas.

4- O link corresponde a um evento de grande repercussão?

Eventos de grande repercussão geram muitos compartilhamentos e, geralmente, atraem também a atenção de cibercriminosos, que podem aproveitar para disseminar links falsos com vírus. Desconfie de links não oficiais, com fotos chamativas de algum evento como crimes, eventos mundiais, Jogos Olímpicos, desastres naturais e demais acontecimentos com muito destaque.

5- O link está encurtado?

Links encurtados em redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram, podem ser utilizados para esconder malwares. Caso veja uma notícia ou postagem estranha, antes de clicar, vale a pena pesquisar por conta própria no seu navegador.

Fonte: Techtudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s