Fenaj pede aprovação do projeto que leva à esfera federal crimes contra jornalistas

A Federação Nacional dos Jornalistas pedirá a aprovação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça. Trata-se do projeto de Lei 191/2015, de autoria do deputado federal Vicentinho (PT/SP), que já havia sido rejeitado na Comissão de Segurança da Câmara.

A proposta tem o objetivo de permitir a atuação conjunta da Polícia Federal com outros órgãos na investigação de crimes contra jornalistas, como: violação de direitos humanos, sequestro, formação de cartel, extorsão por motivos políticos e cárcere privado. A participação da PF ocorreria quando houver omissão ou ineficiência das esferas competentes nos estados e municípios, após 90 dias de investigações.

De acordo com o diretor de relações institucionais da Fenaj, José Carlos Torves, muitas vezes, as investigações de violências contra jornalistas sofrem ingerências de interesses políticos, econômicos e do crime organizado nos planos estadual e municipal: “É lamentável que a Comissão tenha aprovado tal parecer, capitaneado por deputados que são policiais e ex-policiais, colaborando para o prosseguimento da impunidade. O crescimento da violência e da impunidade nos crimes contra jornalistas atenta contra a liberdade de imprensa, o exercício da profissão e contra a democracia no País”, disse o diretor. 

Fonte: Coletiva.net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s